CooLabora junta Jovens na Serra pela Terra

23/11/2021 |
CooLabora junta Jovens na Serra pela Terra

Estudantes do ensino secundário e da UBI estiveram nas Penhas da Saúde a reflectir sobre como conciliar direitos humanos com a protecção do ambiente e com a sustentabilidade do planeta.

Mais de 60 pessoas, na sua maioria estudantes do ensino secundário e da UBI, estiveram nas Penhas da Saúde, Serra da Estrela, a reflectir sobre um tema muito complexo e premente: como conciliar direitos humanos com a protecção do ambiente e com a sustentabilidade do planeta? O direito à propriedade, à mobilidade, entre outros, usufruídos sem preocupações com o bem comum, podem ser lesivos das gerações mais jovens, mas também de outras formas de vida que coabitam a Terra.

Com oficinas dinamizadas por Alcides Barbosa do Movimento Extinction Rebellion e Manuel Franco, dos Guardiões da Serra da Estrela, o dia ficou marcado pelo entusiasmo dos jovens e das jovens que levantaram questões e fizeram propostas para que um maior equilíbrio entre o meio ambiente e os direitos humanos seja possível.

Esta iniciativa foi o ponto de partida do projecto Coolaboratório, co-financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s, componente dos EEA Grants (fundos da Noruega, Islândia e Liechtenstein), gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto. O projecto que termina em Dezembro de 2023, tem como objectivo estimular junto de jovens entre os 15 e os 27 anos, o activismo pelos direitos humanos e conta para isso com uma parceria que além da CooLabora, integra a Casa do Menino Jesus, a UBI e o Município da Covilhã.

IMAGENS