CooLabora lança campanha pela dessegregação sexual do trabalho

26/10/2021 |
CooLabora lança campanha pela dessegregação sexual do trabalho

 

As profissões não têm género é uma campanha da Coolabora que reporta o resultado de um trabalho de vários meses junto de 5 profissionais que romperam os estereótipos de género associados a determinadas profissões.

 

É frequente ouvirmos e lermos que as desigualdades entre homens e mulheres persistem apesar de todas as políticas públicas e da intervenção das muitas organizações não governamentais que por todo o mundo trabalham nesta área.e que reporta o resultado de um trabalho de vários meses junto de 5 profissionais que romperam os estereótipos de género associados a determinadas profissões.

É por isso importante que surjam iniciativas que mostrem as mudanças pois elas podem incentivar outras e incrementar a mudança de mentalidades necessária.

A campanha recentemente lançada pela CooLabora “As profissões não têm género” é disso exemplo. Cinco vídeos curtos, mas com uma mensagem clara e forte: os estereótipos de género em casa e no mercado de trabalho continuam a estruturar os tipos de trabalho que elas e eles realizam, as condições em que o fazem e as respectivas recompensas monetárias e reconhecimento social. Mas há pessoas que os rompem e abrem caminhos a uma sociedade mais igualitária.

Os vídeos são depoimentos de 3 homens e 2 mulheres que desempenham profissões tradicionalmente associadas a pessoas do sexo oposto: um bailarino, um educador de infância, um ajudante de lar, uma motorista de pesados de passageiros e uma barbeira, mostram que é possível e que é desejável que determinadas profissões não sejam vedadas a homens ou mulheres e que a realização profissional não tem que ser condicionada por se ter nascido menino ou menina.

Financiado pelo POISE, o projecto que deu origem a esta campanha, tem também feito trabalho junto das escolas da Covilhã com o objectivo de estas reforçarem o seu papel enquanto agentes de promoção da igualdade entre rapazes e raparigas nas escolhas profissionais.

Links para os vídeos:
Mulher motorista de autocarros
Bailarino profissional
Educador de infância
Barbeira
Ajudante de Lar