header mobile

José Brás faleceu

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

 

Do nosso associado Miguel Torres, ex-presidente da Animar e pessoa que com ele privou, o testemunho:

Aprendizagem ao longo da vida

Com quase 50 anos por maioria de razão começamos a valorizar toda a aprendizagem que fomos fazendo. A valorização do nosso percurso individual de aprendizagem foi coisa que, também ela, fui aprendendo. E como sempre estas coisas não se aprendem sozinho. 

Ao longo da minha vida tive o privilégio de partilhar o percurso com muita gente que me foi ensinando a trilhar esse caminho. Um caminho que não se percorre sozinho, onde a partilha é o segredo desse conhecimento ímpar construído em comum. 

Pessoas que além do valor do conhecimento me ensinaram o valor dos processos comunitários de base local. Processos centrais de valorização do que fomos e somos, do passado e do presente, tendo em vista um conceito básico que é que: todos temos direito ao futuro independentemente do território onde nos calhou nascer e que escolhemos para viver! Somos TODOS IGUAIS!

Processos que só fazem sentido utilizando de uma enorme honestidade para com as pessoas e organizações com as quais nos relacionamos.

Resumindo: aprendizagem, igualdade, vida, pessoas, organizações, honestidade, frontalidade, colectivo, coerência, futuro e território foram palavras que aprendi a conjugar em prol de um sentimento de pertença a uma comunidade alargada que é de todos. 

Muito disto aprendi com o Zé Brás. Homem para quem estas coisas não eram centrais, mas sim naturais.

Para o Zé, estas coisas somadas a um enorme respeito pela natureza e meio ambiente eram a forma de estar e encarar os problemas, sem fugir a eles, olhando-os de frente sem certezas mas com a convicção que poderíamos dar contributos à sua resolução.

O Zé Brás morreu hoje. 

Fruto da sua passagem por aqui o mundo que deixou foi melhor do que aquele que encontrou, e creio que essa é a melhor homenagem que se lhe pode fazer.

Até sempre, companheiro!

Miguel Torres
Tondela, 14 de Dezembro 2018

 

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade