Encontro Nacional LEADER em Arouca: Transformar os modelos de governança | Arroz Colaborativo em Arouca

17/01/2023 |
Encontro Nacional LEADER em Arouca: Transformar os modelos de governança | Arroz Colaborativo em Arouca

 

Realizou-se nos dias 10, 11 e 12 de janeiro o Encontro Nacional das Associações LEADER, em Arouca, que contou com a presença de cerca de 150 participantes de 47 GAL (Grupos de Ação Local).

 

Este encontro visou pensar estratégias de desenvolvimento local onde os GAL que assumem “um papel determinante nos novos desafios que se nos colocam à escala global, como a preparação dos territórios para a transição climática, para as transformações societais e para a sustentabilidade (conciliando a economia com a ecologia)”.

A necessidade de transformação dos modelos de governança foi acentuada por Miguel Torres na apresentação dos resultados dos Grupo de Trabalho, bem como por Rogério Roque Amaro que, acompanhando José Manuel Henriques e Márcia Mendes na sessão de encerramento, frisaram o trabalho de parceria e em rede, como garante de verdadeiros processos de descentralização que “melhor respondem às necessidades e aos interesses dos nossos territórios e das nossas comunidades”.

Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES)
Um momento forte deste Encontro LEADER foi a apresentação por Artur Gregório do PNAES. Este visa “estimular a produção nacional, promover a adoção de sistemas de produção e distribuição mais sustentáveis, com base nas cadeias curtas de abastecimento e nos sistemas alimentares locais, valorizar os produtos endógenos de qualidade, valorizar e salvaguardar a Dieta Mediterrânica, [...] sensibilizar e aconselhar os consumidores e a população em geral para a adoção de uma alimentação nutricionalmente equilibrada e informada” .

Está prevista a implementação de equipas técnicas que acompanharão 22 iniciativas de nível regional para uma alimentação saudável, económica e sustentável.

Um Arroz bem Colaborativo
Além de uma breve intervenção na sessão final a participação da ANIMAR, assumida por José João Rodrigues, envolveu os/as participantes numa Dinâmica de Arroz Colaborativo. Tendo como questão de fundo “ O que podemos fazer para reforçar o trabalho em Rede?” a que cada participante deu o seu contributo no momento em que integrava o seu alimento no arroz, criou-se um ambiente onde os produtos produtos locais se embrulharam com o arroz, com a vivacidade dos/as participantes criando , em jeito de metáfora, o trabalho em parceira, estruturante das dinâmicas LEADER.

“Foi o momento catarse deste nosso encontro” assim sentiu a dinâmica “Arroz Colaborativo” Márcia Mendes.

Fotos: José Manuel Henriques, associado individual da Animar

IMAGENS