Engenheiras Por Um Dia - 5ª Edição

11/10/2021 |
Engenheiras Por Um Dia - 5ª Edição

Depois de uma edição 100% online e muito desafiante, com a participação de quase 2.500 estudantes, arrancou a 5ª edição do Programa Engenheiras Por Um Dia! Esta nova edição retomará as atividades presenciais, mantendo sempre uma presença digital de forma a chegar a mais estudantes.

Este Programa tem como objetivo promover, junto das jovens estudantes dos ensinos básico e secundário, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias (STEM), desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos e combater os estereótipos que condicionam as suas opções escolares e de carreira.

O Programa conta agora com:
41 escolas/agrupamentos de escolas;
15 instituições de ensino superior;
70 entidades parceiras (9 das quais municípios),

e irá ter várias atividades: Desafios de Engenharia; visitas de estudo a empresas e universidades; ações de mentoria; Ciclo de Workshops sobre Engenharia e Tecnologia; celebração do Girls in ICT Day e outras efemérides; e atividades de encerramento.

Este Programa é uma iniciativa da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, a coordenação do Programa mantém-se a mesma das últimas edições, com a presença da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, da Carta Portuguesa para a Diversidade (APPDI), do Instituto Superior Técnico e da Ordem dos Engenheiros.

Está integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação - Portugal Mais Igual e no Plano de Ação para a Transição Digital, em articulação com o Programa INCoDe.2030, e desde a sua criação, em 2017, já alcançou 10.411 jovens do 3º ciclo e do ensino secundário, em mais de 460 atividades práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria.

IMAGENS