Escola Comunitária Sinergias ED

06/07/2021 |
Escola Comunitária Sinergias ED

A Animar, representada por Stefania Bertin e Martina Di Gravina, participou na Escola Comunitária Sinergias ED 2021, iniciativa organizada no âmbito da 4ª edição do projeto Sinergias ED: Conhecer para melhor Agir - promoção da investigação sobre a ação em ED (Educação para o Desenvolvimento) em Portugal.

Promovida colaborativamente pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade de Porto e a Fundação Gonçalo da Silveira, a edição de 2021 da Escola Comunitária Sinergias ED realizou-se nos dias 1 e 2 de Julho. Reagindo ao contexto pandémico atualmente vivido pretendeu trazer para reflexão os temas da Ecodependência e da Interdependência enquanto princípios epistemológicos, concetuais e metodológicos nas práticas de Educação para o Desenvolvimento.

Estes dois dias de Escola Sinergias decorreram em simultâneo, em 3 zonas do País (Aveiro, Covilhã e Mafra), em espaços naturais destas regiões, encarados enquanto espaços educativos potenciados de aprendizagens transformadoras. No primeiro dia realizou-se um itinerário Eco-Reflexivo com percursos pela natureza, tendo o segundo sido dedicado à dialética e sistematização das reflexões do dia anterior.

Três dimensões de reflexão guiaram os diferentes itinerários:
- o papel da Educação;
- o papel do Território/do Local;
- o papel da ação política na transformação social.

O encerramento coletivo, por questões de segurança, realizou-se online, com a partilha do trabalho feito por cada escola.

IMAGENS