Formação internacional do projeto europeu “Solidarity Tourism: synergies for youth-led responsible mobility” | Itália | Cremona | 28 a 31 de outubro 2021

05/11/2021 |
Formação internacional do projeto europeu “Solidarity Tourism: synergies for youth-led responsible mobility” | Itália | Cremona | 28 a 31 de outubro 2021

 

O projeto europeu “Solidarity Tourism: synergies for youth-led responsible mobility” levou a cabo a realização de uma formação internacional subordinada ao tema do turismo solidário, entre 28 a 31 de outubro 2021, em Itália, Cremona.

 

Esta iniciativa contou com 27 participantes representantes de 5 entidades de 5 países europeus e teve como objetivo discutir as formas e as possibilidades do turismo alternativo (sustentável, responsável, social, solidário e justo) e a sustentabilidade dos territórios e das comunidades locais.

Este projeto financiado pelo Erasmus + Juventude em Ação e liderado pela Animar – Associação portuguesa pelo Desenvolvimento Local conta com a seguinte parceria:

- A.T.E.S. - Association pour le Tourisme Equitable et Solidaire é uma rede francesa do turismo justo e solidário - https://www.tourismesolidaire.org/;
- Cooperativa Nazareth é uma empresa social local que lidera uma rede integrada de serviços a pessoas em situação de fragilidade no território de Cremona - http://www.coopnazareth.net/;
- RIPESS Europe é uma secção europeia da rede intercontinental para a promoção da economia social e solidária - https://ripess.eu/en/;
- Koan Consulting S.L. é uma organização de consultoria sobre a criação de destinos sustentáveis ao nível global - http://www.koanconsulting.com/ .

Nesta formação foram abordadas temáticas diferentes, relativas ao turismo alternativo, turismo pedagógico, turismo inclusivo, turismo de base comunitária e turismo sustentável, numa estrutura integrada de apresentações, workshops e visitas exteriores.

No primeiro dia, 28 outubro, a entidade formadora Grandir Aventure explorou o tema do turismo pedagógico como aliado dos processos de educação e desenvolvimento local.

No segundo dia, 29 outubro, a entidade formadora Cresaçor abordou o tema do turismo inclusivo como ferramenta para um mundo mais justo e sustentável.

No terceiro dia, 30 outubro, a entidade formadora USE-IT apresentou o tema do turismo de base comunitária a partir de uma plataforma que permite valorizar, desenvolver e juntar o turismo com o comércio e as comunidades locais.

No quarto e último dia, 31 outubro, a entidade formadora Koan Consulting tratou o tema do turismo sustentável, abordando as escolhas éticas e ecológicas do turismo.

Se quiser ficar a saber com mais pormenor o que foi discutido em cada dia da formação, pode consultar aqui.