Grupo de Trabalho da ANIMAR Ecologia e Casa Comum visita a AgroFloresta de Campolide – Bela Flor Respira

09/01/2022 |
Grupo de Trabalho da ANIMAR Ecologia e Casa Comum visita a AgroFloresta de Campolide – Bela Flor Respira

 

No dia 9 de dezembro a ANIMAR iniciou as visitas interpares com uma deslocação à AgroFloresta de Campolide – Bela Flor Respira, proposta no quadro do Grupo de Trabalho da ANIMAR Ecologia Integral e Casa Comum, onde participam associados individuais e organizações da Rede ANIMAR, nomeadamente as Associações Barafunda, Tempo de Mudar e Ecogerminar e Gabriel Ludovice Simões.

 

Este projeto visitado tem uma matriz comunitária, tendo começado pelo apoio de um projeto BIP ZIP, onde entidades como a Junta de Freguesia têm tido um papel fundamental, bem como cerca de uma dezena de pessoas voluntárias que aqui colaboram e que interagindo com a comunidade local, garantem que o espaço se transforme paulatinamente numa agrofloresta. Os próprios habitantes no local, podem cultivar e colher legumes e frutas no seio da AgroFloresta, sendo possível também observar que nos canteiros dos prédios existem pequenas hortas.

Esta iniciativa, inspirada nos princípios da agricultura sintrópica, associa um espaço de floresta a culturas hortícolas, organizando as culturas em linha e onde o espaço florestal ajuda outras espécies a desenvolverem-se. Neste tipo de agricultura é muito importante a cobertura do solo para regar menos e o solo conseguir regenerar-se.

Foi uma excelente estreia das visitas a propor ao longo de 2022 no quadro deste grupo de trabalho da ANIMAR.

Para aderir a este Grupo de Trabalho, sinalize o seu interesse para celia.lavado@animar-dl.pt

Ficheiros:

Foto 1 (389 kB)
Foto 2 (574 kB)
Foto 3 (694 kB)
Foto 4 (538 kB)
Foto 5 (711 kB)
Foto 6 (589 kB)
Foto 7 (715 kB)
Foto 8 (718 kB)
Foto 9 (717 kB)