Ingredientes invisíveis | IMVF

07/09/2022 |
Ingredientes invisíveis | IMVF

 

Quais são os ingredientes invisíveis que se escondem por trás dos alimentos que consumimos?

 

Esta e outras questões pertinentes levantadas pela ativista Carolina Salgueiro Pereira no âmbito da campanha #OurFoodOurFuture são respondidas pelas vozes dos que melhore conhecem o atual sistema alimentar.

Os primeiros três episódios já estão disponíveis no Youtube do IMVF.

Produção e consumo
Que outros modelos de crescimento são possíveis? Precisamos mesmo de continuar a crescer? Reger a sociedade apenas à volta de um único indicador faz sentido? Neste episódio vamos tentar responder a algumas destas questões, entender o que consumimos, onde consumimos e os impactos que tem na nossa saúde, bem como alternativas de produção que respeitam as gerações futuras.

Estufas e Migração
Quem planta, colhe e distribui aquilo que comemos? Será que estaremos a replicar sistemas de precariedade laboral? Quais são as caras e as histórias por detrás dos números?

Neste episódio ouvimos Vasco Malta, da OIM, sobre migração e conhecemos Bashir Hafize, representando uma das muitas caras, histórias, e famílias, que mantêm a agricultura viva em Portugal - muitas vezes, com precárias condições de trabalho.

Mulheres na Agricultura
Quem são as mulheres na agricultura? Que tipo de soluções procuram, e que valores promovem? No espaço de uma década, a percentagem de mulheres no setor agrícola diminuiu quer a nível europeu, quer em Portugal. No país a queda superou, percentualmente, os dois dígitos.

Na União Europeia, as mulheres compunham 31,2% dos trabalhadores no setor agrícola, das florestas e da pesca, durante o terceiro trimestre de 2021. Em Portugal, essa percentagem é ligeiramente superior, ronda os 31,7%. (Fonte: Eurostat)

Fomos falar com duas delas, que lideram projetos de agricultura sustentável e abrem o caminho a mais inclusão e diversidade.

A campanha pan-europeia #OurFoodOurFuture apela a uma reforma do sistema alimentar em falência. Estamos em campanha por uma legislação europeia sobre a cadeia de abastecimento para acabar com a destruição ambiental e as violações dos direitos humanos ao longo das cadeias globais de abastecimento alimentar!