Lançamento do Roteiro Animar (Re)inovar profissões | 06 a 09 de junho'22

06/06/2022 |
Lançamento do Roteiro Animar (Re)inovar profissões | 06 a 09 de junho'22

 

Reinventar o emprego nos territórios de baixa densidade. 

 

Nos últimos anos temos assistido a uma robotização do trabalho no âmbito dos vários setores e são muitos os desafios que se colocam a quem vive ou quer viver num território mais afastado das áreas metropolitanas ou do Litoral. O desenvolvimento de um território apenas se fará se existirem serviços e empresas que aí sustentem os seus residentes.

A Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local organiza o Roteiro (Re)Inovar Profissões, um conjunto de eventos que decorrem entre os dias 6 e 9 de junho ​em vários pontos do país. Trata-se de uma agenda, que congrega diversas iniciativas organizadas pelas entidades associadas da rede Animar e que podem consultar em anexo ao presente comunicado. O roteiro pretende contribuir para uma maior visibilidade do trabalho das entidades de Desenvolvimento Local, dar ênfase às práticas de formação e capacitação que as entidades da REDE Animar estão a desenvolver no sentido da revitalização de profissões em “extinção”, dar a conhecer novas oportunidades de emprego com potencial para o empreendedorismo nos territórios dos associados da REDE Animar e promover os saberes e profissões antigos - como é o exemplo dos artesãos e artesãs.

A valorização económica e social das zonas rurais e do Interior é essencial para a coesão territorial e competitividade destes territórios. Nesse sentido, torna-se essencial conjugar potencialidades locais com atividades tradicionais e soluções de modernidade, numa perspetiva de complementaridade entre territórios e recursos, favoráveis à diversificação dos mercados locais, promovendo o empreendedorismo e a sustentabilidade. A este propósito, considera-se essencial aliar a inovação às profissões tradicionais, adaptando-as às funcionalidades dos dias de hoje, identificar e promover produtos e serviços autóctones e incentivar o ensino das profissões tradicionais, apostando na formação/requalificação das pessoas.

Marco Domingues, Presidente da Direção da Animar, refere que o futuro das profissões tradicionais passa pela articulação entre entidades públicas e associações e pela criação de estímulos financeiros. Torna-se fundamental apostar na formação de novos ativos e de profissionais que exercem profissões tradicionais, associada à criação de um espaço de produção, divulgação e comercialização das atividades tradicionais.

Foi com base neste pressuposto que a Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local levou a cabo a realização do Roteiro (Re)Inovar Profissões, que decorre entre os dias 6 e 9 de junho. Trata-se de uma agenda, que congrega diversas iniciativas organizadas pelas entidades associadas da rede Animar, que decorrem em vários pontos do país, conforme agenda disponibilizada em anexo ao presente comunicado. Esperamos por via desta iniciativa contribuir para uma maior visibilidade do trabalho das entidades de Desenvolvimento Local, dar ênfase às práticas de formação e capacitação que as entidades da REDE Animar estão a desenvolver no sentido da revitalização de profissões em “extinção”, dar a conhecer novas oportunidades de emprego com potencial para o empreendedorismo nos territórios dos associados da REDE Animar e promover os saberes e profissões antigos - como é o exemplo dos artesãos e artesãs.

O público-alvo deste Roteiro são pessoas em situação de desemprego com potencial e interesse pela área de empreendedorismo e/ou pessoas que pretendem mudar o seu modo de vida.

Esta iniciativa é desenvolvida ao abrigo do projeto Animar – Capacitar para Agir em Rede III, financiado pelo Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego, no âmbito do Portugal 2020.