Mercado de Trocas | 10 Anos

19/10/2021 |
Mercado de Trocas | 10 Anos

Há 10 anos que esta experiência comunitária, promovida pela Casa da Esquina, pretende encontrar outras formas de consumir, prolongando o ciclo de vida dos brinquedos, livros, etc, e também refletindo sobre o valor das coisas. Tudo isto recorrendo à moeda solidária.

No início da Casa da Esquina queríamos um espaço cultural agregador, que acolhesse e gerasse projetos essencialmente culturais mas transversais. Mais tarde, surgiu a vontade e também a oportunidade de começar a tecer um novo pensamento social, uma economia solidária.

Foi através de experiências como o Banco Palmas e sobretudo a do Mercado e Mercearia Pirilampa da Granja do Ulmeiro que encontrámos a inspiração para criar o Mercado de Trocas.

Decidimos começar esta experiência com as crianças. Demos-lhes autonomia para escolher o que vendiam, o valor de cada uma das suas peças e com isto uma moeda, os jardins, para facilitar as transações. O Mercado tinha um conjunto de regras para as orientar, afinal aquela moeda não se parecia com o euro e só funcionava naquele momento do Mercado, não sendo possível levá-la para casa e fazer mais trocas.

Depois do primeiro Mercado, fizemos uma candidatura ao concurso Movimento Milénio, organizado pelo Millennium BCP e pelo Jornal Expresso.

Não ganhámos mas ficámos num honroso segundo lugar!

A partir daí e da participação das crianças e dos voluntários, ganhámos alento para continuar, afinal para elas era tão natural e desejado aquele momento que não podíamos mais que continuar. E estamos assim há 10 anos. E embora esta maratona tenha feito a sua paragem durante a pandemia, estamos de novo e em força a recomeçar e a reencontrar o nosso momento e o nosso lugar. Isso também é possível pelo imenso número de parceiros e espaços que nos têm acolhido e que conosco têm partilhado este caminho. Por isso agradecemos a todos eles esse trabalho e disponibilidade, vamos ver se conseguimos continuar por mais 10 anos!

(Casa da Esquina)

IMAGENS