Nota de Balanço_Academia de Ativismo 2022

19/10/2022 |
Nota de Balanço_Academia de Ativismo 2022

 

A 3ª edição da Academia de Ativismo decorreu entre 13 e 17 de outubro de 2022, em formato misto e contou com a participação de 11 jovens de várias regiões do país, dos 18 aos 30 anos.

 

Estes/as jovens participantes mostraram interesse em refletir e contribuir com propostas e recomendações para os temas escolhidos este ano: Igualdade, Cidadania, Coesão Social e Combate à Pobreza.

O primeiro dia de Academia foi dedicado a uma sessão de abertura online onde contámos com a presença de Marco Domingues (Presidente da Animar), Sandra Ribeiro (Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género), Catarina Marcelino (Vice-Presidente do Instituto da Segurança Social) e Joana Cruz-Shiling (Representante da Comissão Europeia em Portugal) e dos/as participantes desta edição. Teve por objetivo dar as boas-vindas a estes futuros e futuras ativistas e ouvir os/as especialistas das áreas temáticas abordadas este ano. O segundo dia de Academia foi dia de receção destes participantes no local da Academia, o Hotel Seminário Torre d'Aguilha, em São Domingos de Rana, Oeiras.

Nos dias 15 e 16 de outubro foram dinamizadas sessões com oradores especialistas nas 4 grandes temáticas desta edição. Para a Igualdade contamos com Alexandra Martins e Ana Catarina Borges; para a Cidadania tivemos Joana Morais e Castro e Raquel Gonçalves; a tratar das questões da Coesão Social ouvimos Ana Santos Pinto, Jorge Oliveira, presidente da direção do Espaço T e Susana Sousa; por fim, no Combate à Pobreza tivemos a presença de Rita Valadas, Presidente da Cáritas Portuguesa, João Gomes, técnico da EAPN e Mário Santos Baudoiun, diretor de programas da Ajuda em Ação. As sessões da manhã foram assim orientadas para a partilha e reflexão nos temas e as sessões da tarde, facilitadas pela equipa do projeto Comparte da Fundação Maria Rosa, foram orientadas para a sistematização de recomendações e propostas que foram apresentadas, numa sessão de diálogo estruturado, a decisores políticos no dia 17 de outubro. Esta sessão de diálogo estruturado culminou com a exposição da parte destes/as jovens das suas ideias aos representantes convidados: Isabel Almeida Rodrigues (Secretária de Estado da Igualdade e das Migrações); Ana Sofia Antunes (Secretária de Estado da Inclusão); Rui Oliveira (Presidente da Direção do Conselho Nacional da Juventude) e Selene Martinho (Vice-Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e da Juventude).

Importa ainda realçar que a Academia de Ativismo promoveu, no dia 16 de outubro, uma sessão interpares, onde participantes da 1ª e 2ª edição da Academia de Ativismo partilharam as suas experiências e práticas ativistas, de forma a inspirar e motivar os jovens participantes.

Sobre as recomendações apresentadas pelos e pelas participantes, foram alavancadas questões relacionadas com: a mobilidade - esta proposta foi unânime pela heterogeneidade geográfica do grupo que partilha da mesma experiência da falta de acessos aos transportes públicos; a educação, nomeadamente, o enfoque na cidadania, política e relações empáticas nas escolas, quer através de restruturação curricular quer através do reforço de profissionais de psicologia neste setor; a transição para a vida adulta, como por exemplo, informações sobre acesso ao emprego, escolhas profissionais, pagamento de impostos, procedimentos para primeira habitação. Foram sobretudo estas as preocupações apontadas por esta nova geração de ativistas como os grandes assuntos do momento e de maior importância para esta geração.

Esta edição contou com a colaboração de vários associados da rede Animar, nomeadamente do Instituto Marquês de Valle Flôr através do projeto "Climate of Change", da ACTIVAR, da AJDeão, da ADRITEM e da Barafunda na organização do evento. Além destes parceiros contámos com o apoio da OIKOS e da Ecogerminar.

IMAGENS