Retrato da Mulher no Sector Cooperativo Português

26/04/2021 |
Retrato da Mulher no Sector Cooperativo Português

A CASES, assinalando o Dia Internacional da Mulher 2021, publicou um estudo destacando o papel que milhares de mulheres desempenham no Sector Cooperativo português, considerando em particular três esferas de participação feminina: no movimento cooperativo; na direção das cooperativas; no emprego destas organizações.

A luta das mulheres pela igualdade de género em todas as esferas da sociedade e da economia, o que inclui domínios tão variados como a participação cívica, a educação ou o emprego, continua a ser uma necessidade dos nossos dias. A persecução Nesse objetivo constitui assim um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, embora também integre todas as dimensões da liberdade e do desenvolvimento inclusivo e sustentável.

Neste contexto, os princípios basilares do modelo cooperativo, como a livre adesão, equidade, solidariedade, tomada de decisão participativa e propriedade comum, podem desempenhar um papel fundamental de expansão das oportunidades para a igualdade de género.

Nesse sentido, a CASES – Cooperativa António Sérgio para Economia Social divulga um estudo preparado por ocasião do Dia Internacional da Mulher 2021 que pretende dar destaque ao papel que milhares de mulheres desempenham no Sector Cooperativo português, considerando em particular três esferas de participação feminina: no movimento cooperativo; na direção das cooperativas; no emprego destas organizações.

URL:

https://www.cases.pt/wp-content/uploads/2021/04/Infografia_RetratoMulher-POR.jpg