PPDM

PPDM - Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres é uma associação de carácter social, cultural e humanista, sem fins lucrativos e independente sob o ponto de vista partidário, administrativo e confessional, que tem como membros ONGDMs.

Foi criada no dia 12 de Novembro de 2004 com o objectivo de construir sinergias para a reflexão e acção colectiva, tendo em vista a promoção da igualdade de oportunidades entre as mulheres e os homens e a defesa dos direitos das mulheres, com recurso aos mais variados meios, entre os quais pesquisa, lobbying, divulgação, comunicação, sensibilização e formação.

A Plataforma pretende contribuir para a capacitação, articulação e mobilização das ONGDMs portuguesas e para o reforço da cooperação destas com ONGs Europeias e Internacionais que trabalham nesta área, de forma a potenciar a sua actuação na sociedade enquanto actores do processo de implementação da igualdade de género. Como tal, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres representa Portugal no Lobby Europeu de Mulheres e na Associação das Mulheres da Europa Meridional. A Plataforma pretende também contribuir para a mudança de mentalidades e efectivação do mainstreaming de género nas mais diversas áreas, nomeadamente junto dos média, enquanto multiplicadores privilegiados.

As Associações que promoveram a constituição da Plataforma foram as seguintes: Aliança para a Democracia Paritária, Associação de Mulheres Contra a Violência, Associação para a Promoção das Mulheres e das Crianças Ciganas Portuguesas, Graal, Intervenção Feminina, Mulheres Século XXI, Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens e Associação para o Desenvolvimento e Formação Profissional de Miranda do Corvo.

Centro Maria Alzira Lemos – Casa das Associações
Parque Infantil do Alvito, Estrada do Alvito, Monsanto
Lisboa

1300-054 Lisboa

Concelhos de intervenção

Últimas notícias

06/05/2021
A Fundação Friedrich Ebert em Portugal e a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) apresentam à Cimeira Social do Porto um conjunto de propostas de políticas públicas na área do Cuidado.
22/04/2021
A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres publicou o relatório Rumo a uma Europa Livre de Violência Masculina contra as Mulheres e as Raparigas, o qual evidencia os progressos até agora conseguidos na Prevenção, Proteção e ação penal e adoção

Recursos

+ recursos
Feminismo
Educação | Formação
Autoria: Lobby Europeu das Mulheres
Edição: Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres
Ano: 2020
Donwloads disponíveis
Feminismo
Igualdade de Género
Autoria: Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres
Edição: Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (Projecto Capacita)
Ano: 2016
Donwloads disponíveis
Feminismo
Igualdade de Género
Edição: Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres
Donwloads disponíveis