Projetos, protocolos, iniciativas e financiamentos

Iniciativas Animar

A Academia de Ativismo é uma iniciativa que pretende juntar jovens entre os 18 e 25 anos, para refletir sobre temas emergentes.
O projeto AFAVEL (Operação PDR2020-20.2.4-FEADER-058088 – Assistência Técnica Rede Rural Nacional | A4: Observação da Agricultura e dos Territórios Rurais) tem vindo a decorrer desde o início de 2020 e tem o seu termo previsto em março de 2021.
O projeto AlimentAÇÃO! Circuitos Curtos Agroalimentares para o Direito Humano a uma Alimentação Adequada (PDR 2020) incide sobre a definição e criação de políticas públicas, mecanismos de governança e de instituições adequadas à construção e consolidação
A Animar é uma das entidades que integra a Coligação Cívica – Participar no PEPAC.
A Animar pretende estimular junto da sua REDE novas formas de apoio à concretização de iniciativas de desenvolvimento local e de economia social através de financiamento colaborativo. 
O Dia Municipal para a Igualdade comemora iniciativas em nome da Igualdade, Inclusão e Participação.
Está a chegar a 1ª Academia de Empreendedorismo e de Ação Local!
A Escola Animar é uma iniciativa promovida pela Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local em parceria com o Grupo de Trabalho do Ensino Superior, que integra uma vasta parceria de entidades e institutos de Ensino Superior (1).
JOBToc - Jovens nos Territórios rurais: oportunidades e constrangimentos 
A MANIFesta é uma realização bienal promovida desde 1994 pela Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local em parceria com os seus associados da região escolhida para a sua realização, as autarquias e outras entidades que a ela se queiram a
O projeto tem como área de intervenção os territórios do interior na Região Centro, onde se regista um decréscimo significativo da população residente, e que é acompanhado do abandono da atividade agrícola. 
Com o intuito de promover a visibilidade, interna e externa, dos princípios de Desenvolvimento Local e contribuindo para a sua afirmação no contexto nacional, a ANIMAR criou a marca Roteiros Animar.
Tendo em conta as tendências do despovoamento e a marginalização dos territórios do interior de Portugal, a Animar pretende levar a cabo uma reflexão sobre a mobilidade (turística) como elemento de enriquecimento coletivo e promoção do território.
A Animar está a dinamizar um Grupo de Trabalho com Instituições do Ensino Superior com o propósito de potenciar as mais-valias entre a Academia e as entidades da Rede Animar em prol do Desenvolvimento Local. Uma das iniciativas a promover é a realização d
As “Visitas InterPares” decorrem ao abrigo do projeto "Animar - Capacitar para Agir em Rede III",  no ambito da ação 3.1. - Animação e dinâmicas da Rede.