Ageing in Place. Envelhecimento em Casa e na Comunidade. Modelos e estratégias centrados na autonomia, participação social e promoção do bem‑estar das pessoas idosas.

Ageing in Place. Envelhecimento em Casa e na Comunidade. Modelos e estratégias centrados na autonomia, participação social e promoção do bem‑estar das pessoas idosas.

Autores/as

António M. Fonseca

Sinopse

"Opondo-se a uma visão convencional de assistência à população idosa por via da resposta institucional, a valorização de respostas de ageing in place significa responder às necessidades de assistência a partir do contexto onde a pessoa vive, procurando respostas articuladas através de uma integração progressivamente mais alargada de serviços – de âmbito local, regional e nacional.

Editora

Fundação Calouste Gulbenkian / Faculdade de Educação e Psicologia - Universidade Católica Portuguesa

Sobre

Na prática, isto significa não retirar a pessoa do local onde ela vive para lhe proporcionar o que ela necessita, mas criar aí condições para que as suas necessidades sejam satisfeitas. É precisamente analisar «como é que isso pode ser feito» que constitui o alvo deste trabalho, fazendo uma análise de práticas reais implementadas em diferentes pontos do país (e também no estrangeiro) e sugerindo ao mesmo tempo recomendações para a sua eventual disseminação.
A partir do levantamento destas práticas e de outros projetos que contribuem para a preservação das pessoas mais velhas nos seus ambientes – onde têm as suas referências, vivem em segurança e participam ativamente na vida comunitária – a Fundação Calouste Gulbenkian resolveu acrescentar valor e chamar a si o reforço das capacidades instaladas e a capacitação das equipas responsáveis pela sua implementação, contribuindo assim para melhorar o impacto na qualidade e abrangência das intervenções em curso. Atualmente, no âmbito dos programas «Envelhecimento na Comunidade» e «Gulbenkian CUIDA», a Fundação Calouste Gulbenkian apoia, por todo o país (incluindo Açores e Madeira) o desenvolvimento de respostas de ageing in place focadas em pessoas idosas que vivem no centro de cidades ou em regiões geograficamente mais isoladas, apresentando frequentemente significativas desigualdades de oportunidades no acesso à prestação de cuidados. Para além do apoio financeiro, as entidades responsáveis pela implementação destas respostas – algumas das quais explicitadas nesta obra – têm o acompanhamento técnico-científico e a formação dos seus profissionais assegurados pela Fundação Calouste Gulbenkian."

(in Resumo)

Data de edição

Junho, 2021

N.º de páginas

172

Suporte/Formato

Publicação

Um recurso da entidade

Fundação Calouste Gulbrnkian - Fundação Calouste Gulbenkian
Lisboa

Classificado em

Intervenção ComunitáriaEnvelhecimento