Dinâmicas Culturais nas Rotas dos Vinhos como forma de criação de valor na experiência turística

Dinâmicas Culturais nas Rotas dos Vinhos como forma de criação de valor na experiência turística

Autores/as

Josefina Salvado, Jorge Marques e Patrícia Remelgado

Sinopse

Este estudo visa elaborar uma proposta de integração dos Museus do Vinho, Centros de Interpretaçãoe espaços musealizados das quintas, na estratégiade visitação das Rotas dos Vinhos, como elementocatalisador da criação de valor de uma oferta turística cultural diferenciada no ecossistema de Enoturismo das regiões.

Editora

Revista Tursmo & Desenvolvimento, nº 27/28

Sobre

Existe uma ligação privilegiada do ecossistema do Enoturismo a um vasto conjunto de ativi-dades culturais, experiências turísticas de origem material, imaterial e de sociabilidade ligado à culturado vinho. As rotas dos vinhos têm sido a face mais visível na valorização dos recursos endógenos e dospatrimónios identitários das regiões, geradores de sustentabilidade nos espaços rurais. A integração dosMuseus do Vinho, Centros de Interpretação e espaços musealizados das quintas, na dinâmica das Rotasdos Vinhos, poderá ser um elemento diferenciador na criação de valor e na diversificação de experienciasde Enoturismo, bem como um fator estruturante para uma oferta turística sustentável. Este trabalhoexploratório visa a identificação dos museus do vinho nas rotas vitivinícolas do Dão e Bairrada, e a pro-posta de dinâmicas culturais de criação de valor na experiência associada ao Enoturismo. Considerandoa integração e valorização dos museus e espaços museológicos nas Rotas um elemento diferenciadorna experiencia turística e um catalisador da cooperação entrestakeholders, estas dinâmicas deverãoser encaradas como uma componente a desenvolver nas estratégias de marketing e de promoção dosrespetivos territórios.

2017

N.º de páginas

18

Suporte/Formato

Publicação

Um recurso da entidade

Edição de Autor - Edição de autor
Montemor-o-Novo

Classificado em

PatrimónioCulturaIntervenção ComunitáriaDesenvolvimento RuralComercialização e Produção LocalDesenvolvimentoDesenvolvimento Local