Economia Solidária - Apresentação de conceito

Economia Solidária - Apresentação de conceito

Autores/as

Rogério Roque Amaro; Jean-Louis Laville, Jordi Estivill, Igor Vinicius Lima Valentim e Pol Vidal Canovas

Sinopse

Este é um “Dicionário” fundamental para compreender os novos caminhos da Economia, bem como as novas propostas teóricas que, a este propósito, estão a emergir no início do século XXI.

Editora

Edições Almedina - Revista de economia solidária

Sobre

"Coordenado por Antonio Cattani teve a sua primeira edição em brasileiro em 2003, durante o III Fórum Social Mundial de Portalegre, seguindo-se-lhe duas edições francesas em 2005 e 2008, com o impulso adicional de Jean Marie Laville (“Dictionnaire de L’Autre Economie”). É de referir ainda uma edição italiana, em 2006 (“Dizionario dell’ Altra Economia”). Surge agora, com data de Janeiro de 2009, a edição portuguesa, da responsabilidade das Edições Almedina, com coordenação dos dois autores já referidos, acrescentando-se-lhes Luiz Inácio Gaiger (que já vinha da edição brasileira) e Pedro Hespanha, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e do Centro de Estudos Sociais da mesma universidade. Na edição portuguesa, para além dos autores mais renomados, cujas contribuições já vinham das edições anteriores, surge a novidade da colaboração de autores portugueses sobre temas importantes: Hermes Costa (“Conselhos de Empresa”), José Manuel Pureza (“Património Comum da Humanidade”), Lino Coelho (“Economia da Família”), Maria Paula Meneses (“Justiça Cognitiva”), Pedro Hespanha (“Microempreendedorismo” e “Sociedade-Providência”), Rogério Roque Amaro (“Desenvolvimento Local”), Rui Namorado (“Cooperativismo”), Sílvia Ferreira (“Governação Local” e “Sociedade-Providência”) e Sílvia Portugal (“Redes Sociais”). Nele se abordam temas fundamentais e inovadores como Economia Social, Economia Solidária, Comércio Justo, Consumo Solidário, Desenvolvimento Local, Economia Feminista, Economia Plural, Empreendedorismo Económico Solidário, Empresa Social, Ética Económica, Finanças Solidárias, Microcrédito, Microempreendedorismo, Moeda Social, Redes de Colaboração Solidária, Responsabilidade Social Empresarial e Terceiro Sector.

Em 343 páginas pode-se encontrar neste “Dicionário” algumas das referências e reflexões mais recentes sobre estes novos caminhos e desafios de uma Economia Alternativa, compatível com a Sustentabilidade da Vida no século XXI."

Rogério Roque Amaro, Novembro de 2009

2009

N.º de páginas

134

Suporte/Formato

Publicação

Um recurso da entidade

Edição de Autor - Edição de autor
Montemor-o-Novo

Classificado em

Economia Social e SolidáriaDesenvolvimento