Erradicar a Pobreza: Compromisso para uma Estratégia Nacional

Erradicar a Pobreza: Compromisso para uma Estratégia Nacional

Autores/as

Alcides Monteiro, Alfredo Bruto da Costa, Ana Lopes, Animar, APDSI, Cáritas Portuguesa, Carlos Farinha Rodrigues, CESIS, Elza Chambel, Fátima Veiga, Fernanda Rodrigues, Francisco Branco, IAC, José Pereirinha, Maria Joaquina Madeira, Maria José Domingos, Maria Manuela Silva, Paula Cruz, Pedro Hespanha, Sandra Araújo e Sérgio Aires.

Sinopse

"Neste documento procura-se fazer uma análise das políticas de austeridade promovidas pela Troika, o seu impacto sobre o aumento da desigualdade e os efeitos que delas decorrem em matéria de exclusão social e pobreza, com a deterioração progressiva das condições de vida de uma parte significativa da população.

Editora

Rediteia, 48

Sobre

O documento inclui o primeiro documento preparado pelo Grupo de Trabalho denominado Compromisso para uma Estratégia Nacional de Erradicação da Pobreza, pois trata-se do documento marco que inaugura o trabalho conjunto desenvolvido pelos membros deste grupo e que sintetiza as grandes preocupações, bem como as aspirações do grupo face à construção de uma Estratégia Nacional para a Erradicação da Pobreza.

Nesta publicação procura-se igualmente fazer uma leitura sobre a abordagem atual ao problema da pobreza e da exclusão social, uma abordagem que se pauta por uma ideologia ligada ao assistencialismo e à emergência social. No documento é apresentado um conjunto de premissas sem as quais não se poderá considerar que se está a lutar contra a pobreza.

Por fim, o último capítulo apresenta um conjunto de propostas concretas para a definição de uma Estratégia Nacional de Erradicação da Pobreza.

2015

N.º de páginas

130

Suporte/Formato

Publicação

Um recurso da entidade

EAPN - EAPN Portugal - Rede Europeia Anti-Pobreza
Porto

Classificado em

Economia Social e SolidáriaIntervenção ComunitáriaCooperação para o DesenvolvimentoCidadania e ParticipaçãoExclusão Social e Luta Contra a PobrezaCoesão SocialDesenvolvimento Local

Ficheiros:

rediteia_48.pdf (806 kB)