Evolução recente da economia social na União Europeia - Síntese

Evolução recente da economia social na União Europeia - Síntese

Autores/as

CIRIEC

Sinopse

O objetivo geral deste relatório elaborado pelo CIRIEC é o estudar a evolução recente da economia social na União Europeia (UE) e nos seus 28 Estados-Membros.

Editora

Comité Económico e Social Europeu/Unidade de Visitas e Publicações

Sobre

O relatório está centrado em três domínios:em primeiro lugar, a economia social e os conceitos/movimentos emergentes relativos ao espaço
compreendido entre os Estados e o mercado/empresas com fins lucrativos; em segundo lugar, as políticas públicas em sentido lato, desenvolvidas nos últimos anos, a nível da UE e dos Estados-Membros, para reforçar o setor da economia social e, em terceiro lugar, a avaliação do peso da economia social em cada um dos Estados-Membros da UE. Esta investigação constitui não só uma atualização dos estudos subordinados ao título «A Economia Social na União Europeia», realizados pelo CIRIEC e publicados em 2008 e 2012 pelo Comité Económico e Social Europeu, mas também uma análise e uma avaliação da evolução recente da Europa neste domínio. Para fornecer respostas aos temas de investigação, o projeto foi estruturado em torno de três áreas. Na primeira, de caráter conceptual, a investigação elaborou uma panorâmica dos conceitos emergentes, comparando-os com o conceito de economia social estabelecido a nível da UE e identificando os desafios que eles colocam.

Na segunda área, a das políticas públicas, a investigação incidiu nas políticas em prol da economia social adotadas pelos governos, a nível europeu e nacional, nos últimos anos (2010-2016). O ambiente e o «ecossistema» da economia social constituem um fator essencial, que tanto pode facilitar o
desenvolvimento das entidades da economia social como ser um obstáculo externo ao seu progresso. O projeto formulou um quadro para classificar todas estas políticas. No seu âmbito, está prevista a realização de uma análise das principais iniciativas empreendidas a nível da UE e a nível nacional, uma análise comparativa da nova legislação nacional no domínio da economia social e uma avaliação do impacto dessas leis e iniciativas na Europa.

A terceira área é a da estatística. O objetivo central da investigação era fornecer dados quantitativos sobre a economia social nos 28 Estados-Membros, aplicando o mesmo método utilizado nos dois estudos anteriormente realizados pelo CIRIEC, por encomenda do CESE. A evolução recente no domínio da estatística e os dados disponíveis em toda a Europa foram igualmente analisados.

2018

N.º de páginas

30

Suporte/Formato

Publicação

Um recurso da entidade

CESE - Comité Económico e Social Europeu
Lisboa

Classificado em

Economia Social e SolidáriaDesenvolvimento Local