Governação comunitária de florestas para crianças: kit pedagógico

Autores/as
Rita Serra e Patrícia FerreiraSinopse
"A governação comunitária de florestas é uma realidade global que tem vindo a atrair cada vez mais atenção nos países da Europa e na América do Norte. Apesar de ser uma realidade desconhecida pela maior parte da população, existem na Península Ibérica territórios governados de forma comunitária - a maioria deles florestados - designados por baldios, em Portugal, e montes veciñais en man común, na Galiza.
Editora
CESSobre
O interesse crescente pelas florestas comunitárias prende-se com a expectativa de aliar a gestão sustentável das florestas ao bem-estar das populações locais, através da participação democrática dos moradores nas estruturas de governação das florestas comunitárias. Foi precisamente esta possibilidade que conduziu ao interesse do projeto de investigação “SCRAM - Crises, gestão de risco e novos arranjos socioecológicos para as florestas – uma perspetiva dos estudos sobre ciência e tecnologia” pelos baldios. A investigação do projeto SCRAM revelou que as populações locais têm de enfrentar grandes desafios para governarem as florestas como um bem comum (Serra et al., 2013). Um dos desafios centrais é a constituição de uma comunidade após séculos de destruição dos laços comunitários e da relação dos moradores com o território. A gestão sustentável das florestas tem de ter em conta as gerações vindouras, e tal só é possível quando se entende a comunidade como um projeto com passado, presente e futuro. No âmbito do projeto SCRAM, produzimos este livro, onde abraçamos o desafio de trabalhar a governação das florestas comunitárias com as gerações mais jovens.
...
Este livro destina-se a todos os compartes, profissionais, investigadores, professores e educadores que estejam direta ou indiretamente relacionados com as florestas comunitárias e que queiram abordar com crianças e jovens a governação comunitária de recursos naturais e a educação das crianças para a cidadania."
(in Introdução)