Igualdade de género ao longo da vida

Igualdade de género ao longo da vida

Autores/as

Anália Torres (coordenação), Paula Campos Pinto, Dália Costa, Bernardo Coelho, Diana Maciel, Tânia Reigadinha e Ellen Theodoro

Sinopse

Sendo difícil estudar todas as manifestações das assimetrias de género, abordaram-se na pesquisa apenas as que se referem a mulheres e homens. Adicionalmente, tratando-se de uma análise, em grande medida baseada em estatísticas oficiais, o retrato aqui produzido fica limitado quanto à inclusão de outros fatores de desigualdade igualmente importantes, como a orientação sexual, a raça ou etnia, a imigração ou a deficiência.

Editora

Fundação Francisco Manuel dos Santos

Sobre

Para especificar as diferentes assimetrias entre mulheres e homens selecionaram-se dimensões de análise como a educação, o trabalho, a família e as condições de vida, a articulação do trabalho com a vida familiar, a violência, a saúde e as principais causas de morte.

Este estudo compara Portugal com os restantes países da União Europeia, desde o início do século XXI até 2016.

As desigualdades representam diferenças de acesso e de distribuição de recursos que são valorizados socialmente, como o dinheiro, o poder, a educação, a cultura e o prestígio, de acordo com a definição de João Ferreira de Almeida (2013). As mulheres são as principais vítimas da desigualdade de género em todo o mundo, sofrendo de desvantagens materiais e simbólicas em relação aos homens.

Nas últimas décadas, a igualdade de género tem sido promovida no plano legislativo, quer em Portugal, quer na comunidade internacional, através da pressão de movimentos feministas e de grupos ligados a diferentes identidades de género. Todavia, algumas inovações legislativas têm enfrentado a apatia, e até a resistência, de quem deve aplicar as leis. Há, até, instituições que apregoam a igualdade de género, sem que isso se traduza numa alteração substancial das regras ou práticas discriminatórias.

Este Resumo procura expor as principais conclusões do estudo Igualdade de género ao longo da vida: Portugal no contexto europeu, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

(In Introdução)

Data de edição

Maio, 2018

N.º de páginas

76

Suporte/Formato

Publicação

Um recurso da entidade

FFMS - Fundação Francisco Manuel dos Santos
Lisboa

Classificado em

FeminismoIgualdade de Género

Ficheiros: