Livro Branco - A Economia Social... retomar a iniciativa - Propostas para fazer da economia social um pilar da União Europeia

Livro Branco - A Economia Social... retomar a iniciativa - Propostas para fazer da economia social um pilar da União Europeia

Autores/as

Alain Coheur

Sinopse

O que distingue as empresas da Economia Social das outras?

Editora

Social Economy Europe

Sobre

ARA UM FORTE EMPENHAMENTO EM FAVOR DA ECONOMIA SOCIAL…
Assente num modelo de funcionamento diferente do das empresas de capitais na medida em que a economia social tem por princípio a primazia da pessoa e do objetivo social sobre o capital, a economia social ocupa um lugar importante e crescente na economia de mercado com a qual se articula e coexiste.
Oferece um paradigma económico profundamente em harmonia com os valores fundadores do modelo social europeu, reforçando considerações societárias e a dimensão social face a
lógicas de maximização individual dos lucros.
1. Por meio deste Livro branco, as empresas e organizações de economia social propõem um conjunto de ações desejáveis a nível europeu para sustentar o desenvolvimento das empresas de economia social.
2. A Social Economy Europe e os seus membros desejam interpelar as diferentes instituições europeias e os Estados-Membros sobre a necessidade de acordar particular atenção às empresas de economia social, atenção que se deve traduzir por uma política voluntarista, construtiva, ambiciosa, à altura da importância que representa a economia social à escala europeia.
3. O desenvolvimento económico da Europa é indissociável do seu desenvolvimento social, sendo que neste sentido as empresas de economia social foram muitas vezes precursoras em numerosos domínios como a saúde, o social, o ambiente, a inserção socioprossional, os seguros… Assim, empenhar-se na economia social é apoiar a inovação e a renovação europeia.

Num mundo em mutação, a economia social é portadora de um projeto de sociedade assente na solidariedade e democracia, para o qual as ações cidadãs estão no cerne das suas atividades.

2015

N.º de páginas

28

Suporte/Formato

Publicação

Um recurso da entidade

CASES - CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social
Lisboa

Classificado em

Economia Social e SolidáriaDoutrinários/Políticos e EstratégicosDesenvolvimento Local