Negócios com inclusão social - guia prático das empresas

Negócios com inclusão social - guia prático das empresas

Autores/as

Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável

Sinopse

"Quase dois terços da população do planeta compõe-se de pessoas pobres, muitas vezes privados do acesso a serviços adequados, energia, água, saúde e acima de tudo, oportunidades de melhores perspectivas económicas e sociais.

Editora

Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentáve

Sobre

As Metas de Desenvolvimento do Milénio estabeleceram um parâmetro para acções determinadas a encarar este desafio, muitos países estão canalizando seus fluxos de investimentos, tecnologia e capacitação para as regiões mais pobres do globo. As empresas, vistas agora como parceiros fundamentais e provedoras de soluções para esta empreitada, também reconhecem as necessidades e apostam nas novas oportunidades de negócios para reverter este quadro.

O conceito de negócios com inclusão social e em mercados inexperientes requer um olhar especial, assim como uma significativa mudança na postura empreendedora tradicional e na maneira como definimos ‘empreendedorismo’. O sucesso será alcançado por aquelas empresas que expandirem seu modo de pensar além das fronteiras do conhecimento e prática convencionais. O Projecto de Sobrevivência Sustentável do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) constitui em si um empreendimento em direcção a esta nova fronteira de ‘empreendedorismo’.

O que nós do WBCSD definimos como empreendimentos em Sobrevivência Sustentável (SS) é um conceito bastante distinto de caridade ou filantropia. Nosso foco reside em novos empreendimentos e novos mercados, um empreendedorismo que traga benefícios às populações pobres e também às empresas. Fundamentalmente, a questão é: como as empresas podem desenvolver e aproveitar novas oportunidades de empreendimentos e ao mesmo tempo, ‘fazê-lo bem fazendo o bem’.

Este guia apresenta seis jornadas de aprendizagem trilhadas por empresas associadas do WBCSD e diversos pequenos exemplos de sucesso. Não temos a pretensão de oferecer um panorama abrangente de tudo o que está sendo feito. Há empresas nacionais em diversos países em desenvolvimento igualmente engajadas, assim como muitas empresas multinacionais já colhendo experiências de sucesso em economias emergentes.

Estes casos merecem ser estudados, pois oferecem uma variada gama de experiências e reflectem diferentes abordagens e modelos de empreendimentos em países pobres.

Eles representam, outrossim, passos e esforços decisivos, individuais e colectivos, na direcção de gerar empreendimentos sustentáveis e trazer prosperidade a empresas, sociedades e indivíduos."
(in Prefácio).

Data de edição

Março, 2004

N.º de páginas

78

Suporte/Formato

Publicação

Um recurso da entidade

CEBDS - CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável

Classificado em

Responsabilidade Social