Recursos

Destaques
1055 recursos encontrados

Feminismo
Economia Social e Solidária

As significativas desigualdades salariais entre homens e mulheres constituem uma das mais persistentes características dos mercados de trabalho um pouco por todo o mundo. Apesar da diferença salarial ter registado algumas reduções, as mulheres, em média, continuam a receber salários inferiores aos dos homens. Esta tendência Esta tendência mantém-se, não obstantes os progressos significativos registados pelas mulheres em termos de formação e experiência laboral.

Organização Internacional do Trabalho
Lisboa
Património
Intervenção Comunitária

"O turismo não é e nem pode ser visto apenas como uma atividade econômica. Étambém uma atividade carregada de signos, representações, resistência e de valores sociais. Mas da mesma forma que traz o desenvolvimento e o crescimento dos lugares,traz também destruição da natureza, das comunidades locais e das tradições."

Universidade Federal da Paraíba
Laboral/Sindical
Economia e Gestão

Análise aos resultados da investigação de campo realizada para o Departamento de Estado dos EUA, sobre os sectores do calçado desportivo, vestuário e venda a retalho entre 2000 e 2002, com o objectivo de identificar e analisar como as empresas adoptam, implementam e avaliam códigos de conduta nos seus negócios, a nível mundial.

Organização Internacional do Trabalho
Lisboa
Desenvolvimento
Empreendedorismo | Empregabilidade

Manual de apoio aos Estados-membros no sentido de reforçar as estruturas políticas, sistemas e práticas de orientação na Europa, por forma a criar um ambiente institucional adequado e dispositivos sistémicos de estratégias convergentes para construir sistemas regionais e nacionais de formação ao longo da vida transversais aos sectores da educação e do emprego, com altos níveis de equidade, eficiência e qualidade.

 

 

Comissão Europeia
Economia Social e Solidária
Cidadania e Participação

Pelo 4º ano consecutivo que a Euronatura produz o ranking “Alterações climáticas e Gestão de empresas” cujo objectivo consiste em retratar as empresas portuguesas face à problemática das alterações climáticas.

Euronatura – Centro para o Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentado
Lisboa
Intervenção Comunitária
Roteiros | Guias | Catálogos

O Manual da Qualidade e Regulamento Interno – Tipo (MQR) para a valência de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é um Produto desenvolvido no âmbito das actividades do Projecto ADAPT, enquadrado na 2ª Fase da Iniciativa Comunitária Equal. O MQR -Tipo, ao nascer de necessidades institucionais identificadas, tem como principal objectivo facilitar a implementação do Modelo de Avaliação da Qualidade do ISS para o SAD.

Governo da República Portuguesa
Lisboa
Agricultura
Intervenção Comunitária

Dirigido aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, esta publicaçãp pretende motivar e sensibilizar as crianças para a construção de Hortas Pedagógicas nos páteos das escolas.

Câmara Municipal de Peniche
Peniche
Economia Social e Solidária
Intervenção Comunitária

Este documento pretende cumprir dois objectivos: por um lado, reflectir sobre a implementação do Plano Nacional de Acção para a Inclusão 2006-2008, e, por outro lado, apresentar uma primeira série de contributos e recomendações da Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal (REAPN) para o novo PNAI 2008-2011 que deverá ser submetido pelo Governo Português à Comissão Europeia até 15 de Setembro de 2008.

EAPN Portugal - Rede Europeia Anti-Pobreza
Porto
Economia Social e Solidária
Intervenção Comunitária

Com o Guia das ONGD 2012 a Plataforma Portuguesa das ONGD pretende partilhar informação sobre o trabalho realizado em Portugal na área da Cooperação para o Desenvolvimento.
Neste guia pode encontrar diversas informações sobre o sector do desenvolvimento em Portugal, quem são os actores que nel intervêm, o que fazem, como o fazem e porque o fazem.

Plataforma Portuguesa das ONGD
Lisboa
Economia Social e Solidária
Intervenção Comunitária

Em 13 e 14 de Novembro de 2010 realizou-se em Lisboa o Congresso do Associativismo e da Democracia Participativa.

Edição de autor
Montemor-o-Novo
Feminismo
Intervenção Comunitária

As famílias têm hoje uma dimensão significativamente menor do que há 50 anos. Apesar de o casal continuar a ser a forma predominante de organização familiar, o seu peso estatístico recuou, em particular o dos casais com filhos. Em contrapartida, ganharam importância os casais sem filhos, as famílias monoparentais e as pessoas a viver sós.

Instituto Nacional de Estatística
Lisboa
Património
Cultura

"Dez anos da Convenção do Património Cultural Imaterial: Ressonâncias Norte e Sul” resulta da reflexão conjunta promovida ao longo dos últimos anos através da organização ou participação conjunta em eventos, no Brasil e em Portugal. A maioria dos eventos ocorreu na altura em que a Convenção do Património Imaterial se aprestava a celebrar 10 anos. Esses eventos constituíram-se como oportunidades relevantes para reunir profissionais e académicos que produziram reflexões em torno do património, em geral, e do património imaterial, em concreto, que constituemo centro do presente número.

CES - Centro de Estudos Sociais Universidade de Coimbra
Coimbra
Feminismo
Economia Social e Solidária

A temática da conciliação entre o trabalho e a vida pessoal e familiar assume grande relevância, tendo hoje porventura uma renovada pertinência, fruto da evolução económica e social mais recente, designadamente por duas ordens de razões: i) numa sociedade fortemente competitiva à escala global, marcada por uma contínua pressão para a maximização de resultados e para a necessidade de uma permanente atualização de competências, a vida profissional tende a tornar-se de tal forma exigente que pode penalizar a vida pessoal e familiar, tornando mais difícil a conciliação entre estes domínios; e ii) a evolução das estruturas familiares (por efeito, por exemplo, da menor natalidade e do aumento da população idosa), de tudo o que as envolve para além do «mundo do trabalho», das expetativas e valores dominantes, lança novos desafios à reflexão sobre esta temática e, consequentemente, ao desenho de políticas públicas que promovam uma maior e melhor conciliação entre o tempo dedicado ao trabalho, à família e a si próprio.

IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional
Lisboa
Economia Social e Solidária
Cidadania e Participação

Suplemeto da revista D&F, dedicado à gestão do tempo - família, trabalho, social.

IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional
Lisboa
Economia Social e Solidária
Intervenção Comunitária

A presente publicação reúne parte dos artigos submetidos e apresentados no Colóquio Internacional @s jovens e o crime – transgressões e justiça tutelar, organizado no âmbito do projeto de investigação “Desvio e crime juvenil no feminino: da invisibilidade dos factos, seleção e percursos no sistema judicial”.

CES - Centro de Estudos Sociais Universidade de Coimbra
Coimbra
Economia Social e Solidária
Intervenção Comunitária

Esta publicação resume os trabalhos da Conferência do Ano Europeu para o Desenvolvimento, realizada a 13 de outubro de 2015 no Museu do Oriente, em Lisboa.

IMVF - Instituto Marquês de Valle Flôr
Lisboa
Cultura
Demografia

Edição bilingue (português e inglês) versando:

Instituto Nacional de Estatística
Lisboa
Comunicação, Informação e Media
Geral

Os números têm de ser interrogados. Sem isso, são apenas uma sucessão inerte de algarismos e uma potencial fonte de equívocos. Partindo de tal premissa, este livro apresenta, em 22 tópicos, questões essenciais para o bom uso das estatísticas nas notícias, auxiliando na sua interpretação e comunicação. Um guia prático, de fácil leitura e que se espera útil para o dia-a-dia dos jornalistas.

Fundação Francisco Manuel dos Santos