Recursos

Destaques
1112 recursos encontrados

Igualdade de Género
Desenvolvimento e Democracia local

A promoção da igualdade de género e o empoderamento das mulheres e das raparigas são dimensões incontornáveis de um desenvolvimento verdadeiramente justo e sustentável. A Agenda 2030 deixa esta ideia clara quando afirma que concretizar a igualdade de género é um contributo decisivo para o progresso em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e respetivas metas. Os desafios neste campo são múltiplos e vão desde a distribuição dos recursos e da luta contra a violência, até ao acesso à educação e à saúde, ou à participação política e cívica.

 

Plataforma Portuguesa das ONGD
Lisboa
Demografia, Ordenamento do Território e Combate à Desertificação

O Presente Relatório Preliminar, concluído em novembro de 2021, tem por objetivo disponibilizar em tempo útil, nomeadamente para efeitos de transmissão de informação à próxima presidência do Comité, Itália, um enquadramento histórico e uma coletânea de informação relevante produzida desde 2015 no âmbito do Comité de Monitorização.

 

CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social
Lisboa
Feminismo
Igualdade de Género

No dia 8 de março, assinala-se o Dia Internacional da Mulher, proclamado pela Organização das Nações Unidas, em 1975, para homenagear todas as mulheres da nossa vida e inspirarmo-nos nas que fizeram a diferença, em áreas diversas.

 

CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social
Lisboa
Agricultura
Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local
Lisboa

O projeto Mitigação do Despovoamento através da revitalização dos sistemas agro-silvo-pastoris no interior de Portugal pretende identificar quais os fatores que propiciam o despovoamento e o abandono da atividade agrícola, em particular nos territórios do interior da região centro de Portugal, de modo a identificar medidas que permitam desenvolver sistemas agro-silvo-pastoris sustentáveis capazes de revitalizar as zonas em risco. 

Agricultura
Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local
Lisboa

O projeto “Mitigação do despovoamento através da revitalização dos sistemas agro-silvopastoris no interior de Portugal” é um projeto realizado em parceria com: ADRL – Associação de Desenvolvimento Rural de Lafões; ADACB – Associação dos Agricultores de Castelo Branco; ADAG – Associação Distrital dos Agricultores da Guarda; Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local; CNA – Confederação Nacional da Agricultura; FIAN Portugal – Associação Portuguesa para a Defesa e Promoção do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas; IPV – Instituto Politécnico de Viseu.

Agricultura
Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local
Lisboa

O projeto “Mitigação do despovoamento através da revitalização dos sistemas agro-silvo-pastoris no interior de Portugal”, financiado pelo PDR 2020 e implementado desde outubro 2019 pela entidade promotora, ADRL - Associação Desenvolvimento Rural de Lafões e parceiros; ADAG - Associação Distrital de Agricultores da Guarda; IPV - Instituto Politécnico de Viseu; FIAN Portugal - Associação pela Promoção do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas; CNA - Confederação Nacional de Agricultores; e a ANIMAR. Tem como objetivo geral identificar quais os fatores que propiciam o despovoamento e o abandono da atividade agrícola, em particular nos territórios do interior da região centro de Portugal, de modo a identificar medidas que permitam desenvolver sistemas agro-silvo-pastoris sustentáveis capazes de revitalizar as zonas em risco.
Para tal, o projeto prevê desenvolver um diagnóstico territorial breve para a promoção de sistemas alimentares sustentáveis e dietas saudáveis.

Agricultura
Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local
Lisboa

O projeto “Mitigação do despovoamento através da revitalização dos sistemas agro-silvopastorisno interior de Portugal”, financiado pelo PDR 2020 e implementado desde outubro 2019 pela entidade promotora, ADRL -Associação Desenvolvimento Rural de Lafões e parceiros; ADAG - Associação Distrital de Agricultores da Guarda; IPV - Instituto Politécnico de Viseu; FIAN Portugal - Associação pela Promoção do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas; CNA - Confederação Nacional de Agricultores; e a ANIMAR. Tem como objetivo geral identificar quais os fatores que propiciam o despovoamento e o abandono da atividade agrícola, em particular nos territórios do interior da região centro de Portugal, de modo a identificar medidas que permitam
desenvolver sistemas agro-silvo-pastoris sustentáveis capazes de revitalizar as zonas em risco.

Agricultura
Património
ATAHCA - Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave
Vila Verde
Agricultura
Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local
Lisboa

O projeto “Agricultura Familiar e Valorização Territorial Sustentável, em contexto de Alterações Climáticas” (AFAVEL) visou, desde o início (janeiro de 2020) aprofundar o conhecimento da agricultura familiar e dos territórios rurais, estudando políticas de apoio e avaliando condições da sua implementação, a fim de promover processos de valorização socioterritorial, inovação social e capacitação integrada dos atores e agentes de desenvolvimento rural, face aos desafios das alterações climáticas.

Feminismo
Igualdade de Género

Este Manual pretende ser um guia facilitador da comunicação institucional do CES, inspirando-se em orientações normativas nacionais e internacionais quanto ao uso de uma linguagem inclusivae promotora da igual visibilidade e simetria de mulheres e homens. Apresenta alternativas ao uso do universal masculino e várias sugestões que visam a inclusão de todas as pessoas que, por qualquer circunstância específica, devam ser mencionadas em documentos institucionais.

A necessidade deste guia foi observada no contexto da Comissão Especializada Permanente de Política Económica e Social (CEPES), em 2020, motivando a sugestão de que o CES facultasse um documento de apoio ao uso de uma linguagem inclusiva na redação de pareceres e outros textos de natureza institucional. Acresce que a recomendação de utilização de uma linguagem inclusiva tem estado presente, de forma sistemática, nos contributos elaborados por representantes das Organizações Representativas da Área da Igualdade de Oportunidades para Homens e Mulheres, Associações de Mulheres com Representatividade Genérica e Associações de Mulheres Representadas no Conselho Consultivo da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

CES - Conselho Económico e Social
Lisboa
Agricultura

O presente documento foi elaborado no âmbito do Projecto AproximaR3. Teve por objectivo fixar os conceitos com base nos quais se veio a proceder à operacionalização das seguintes etapas do Projecto: i) “Identificação, caracterização e mapeamento de Circuitos Curtos Agroalimentares nas modalidades de Cabaz, Venda na Exploração, Restauração Colectiva e Mercado Local de Produtores, no Continente”, e ii) “Caracterização de ´Boas Práticas´ de Circuitos Curtos Agroalimentares” nas mesmas modalidades e, também, no Continente.

Instituto Superior de Agronomia - Universidade de Lisboa
Agricultura
Publicações Animar
Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local
Lisboa

Este documento constitui-se essencialmente como um meio digital para facilitar o acesso ao conjunto dos conteúdos das Jornadas da Agricultura Familiar (JAF), realizadas em 18 de fevereiro de 2021.

 

Agricultura
Ambiente e Ecologia

Um guia de boas práticas de economia circular para o sector agroalimentar.

ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo
Envelhecimento

O projeto Grandes e Pequenos em Interação promovido pelo Instituto das Comunidades Educativas e pela Câmara Municipal de Setúbal com a colaboração do Grupo EnvelheSeres, em geral, inscrevendo-se no âmbito da área de intervenção da Sensibilização.
 

ICE - Instituto das Comunidades Educativas
Setúbal
Juventude

Neste livro, resumem-se os principais resultados da investigação «Os jovens em Portugal, hoje», bem como as conclusões a que chegou a equipa multidisciplinar que nela participou.

 

Fundação Francisco Manuel dos Santos
Lisboa