Recursos

Destaques
1103 recursos encontrados

Intervenção Comunitária
Educação | Formação

As perdas e desperdício de alimentos são um entrave para "acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável", segundo dos dezessete objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura tem vindo a desenvolver uma série de iniciativas no sentido de conter o problema. Em setembro de 2018, publicou quatro manuais escolares dirigidos à população juvenil tendo como objetivo a conscencialização para esta questão. O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) disponibilizou em PDF os manuais traduzidos para português.

Governo da República Portuguesa
Lisboa
Economia Social e Solidária
Cooperação para o Desenvolvimento

Resumo da III Edição do Curso de Verão de Desenvolvimento Internacional (IDSC), subordinado ao tema “Desafiando o futuro do Desenvolvimento Global”.  Para além de permitir ao/à leitor/a uma visão global das discussões e debates tidos ao longo dos três dias, o documento permite obter um conhecimento sobre as maiores problemáticas do Desenvolvimento Internacional e um questionamento e reflexão crítica sobre o rumo das tendências atuais advindas dum contexto de pandemia mundial.

Plataforma Portuguesa das ONGD
Lisboa
Agricultura
Intervenção Comunitária

Resolução do Parlamento Europeu, de 20 de outubro de 2021, sobre uma Estratégia do Prado ao Prato para um sistema alimentar justo, saudável e respeitador do ambiente (2020/2260(INI))

Parlamento Europeu
Lisboa
Agricultura
Desenvolvimento Rural

Metade das despesas da UE com clima, mas emissões das explorações agrícolas sem diminuir

Serviço de Publicações da União Europeia
Lisboa
Intervenção Comunitária
Envelhecimento

"Opondo-se a uma visão convencional de assistência à população idosa por via da resposta institucional, a valorização de respostas de ageing in place significa responder às necessidades de assistência a partir do contexto onde a pessoa vive, procurando respostas articuladas através de uma integração progressivamente mais alargada de serviços – de âmbito local, regional e nacional.

Fundação Calouste Gulbenkian
Lisboa
Economia Social e Solidária

"Este Manual é o corolário de um processo de reflexão interdisciplinar que espelha a diversidade do setor e a necessidade de uma adaptação gradual das práticas.

Universidade Católica
Lisboa
Envelhecimento
Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local
Lisboa

LIVRO VERDE SOBRE O ENVELHECIMENTO - Promover a responsabilidade e a solidariedade entre gerações.

Envelhecimento

A decisão de se construir um Plano Estratégico para o Envelhecimento Sustentável da Amadora decorre da reflexão aprofundada sobre as políticas desenvolvidas neste concelho no domínio do envelhecimento por um conjunto diversificado de parceiros sociais.

Câmara Municipal da Amadora
Legislação Portuguesa
Laboral/Sindical

Guia relativo à protecção social de que podem usofruir os membros dos órgãos estatutários (MOE) de pessoas coletivas (empresas, cooperativas, etc.)

Instituto da Segurança Social
Lisboa
Economia Social e Solidária
Intervenção Comunitária

Parecer da EAPN Portugal relativamente à Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2030, em resultado da consulta pública a que foi submetida.

EAPN Portugal - Rede Europeia Anti-Pobreza
Porto
Agricultura
Desenvolvimento Rural

O agroalimentar português tem estado em rota de crescimento, alicerçado no investimento e na inovação. Neste suplemento especial do Jornal Económico analisa-se o desempenho nos últimos anos e com está a ser preparada a resposta ao desafio da sustentabilidade. Para ler, a entrevista ao presidente da CAP e a entrevista à ministra da Agricultura, que diz que o sector tem feito um percurso notável.

Jornal Económico
Lisboa
Economia Social e Solidária
Associativismo e congéneres

Nesta publicação recolhem-se as intervenções das personalidades convidadas a intervir na conferência que assinalou os 70 anos do CIRIEC - França.

Centre International de Recherches et Informations de l’Économie Publique, Social et Cooperative/Centro de Estudos de Econmia Pública e Social
Lisboa
Agricultura
Igualdade de Género

O Anuário Estatístico de Portugal (AEP) apresenta uma análise global que permite uma visão abrangente dos fenómenos registados em 2020 em termos sociais, económicos e demográficos.

A atual edição está organizada em 30 subcapítulos, distribuídos em 4 grandes temas: O Território, As Pessoas, A Atividade Económica e O Estado. Cada subcapítulo consiste numa análise estatística sintética acompanhada de uma página infográfica, permitindo uma rápida apreensão dos fenómenos salientados. Os dados estatísticos, que acompanham esta publicação, apresentam séries temporais desagregadas ao nível de NUTS I e II, possibilitando uma comparação cronológica e espacial dos fenómenos retratados.

Instituto Nacional de Estatística
Lisboa
Intervenção Comunitária
Direitos Humanos

Este guia destina-se a todas as organizações, pretendendo inspirar e fornecer ferramentas que possam ser úteis, promotoras da construção de um local de trabalho não só mais diverso como inclusivo e capaz de proporcionar conforto e bem-estar aos/às seus/suas colaboradores/as.

APPDI - Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão
Lisboa