Recursos
Destaques
1108 recursos encontrados
A Carta revista foi criada como ferramenta para apoiar jovens, youth workers, organizações e autoridades locais para promover e potenciar a participação significativa dos e das jovens ao nível local na Europa e pode ser usada de diferentes formas. Algumas pessoas poderão conseguir implementá-la imediatamente, enquanto outras poderão precisar de apoio para aprender a melhor forma de usar a Carta revista no seu próprio meio. As perguntas: “O que faço com a Carta?”; “Como a uso na prática?” ou “Porque é que este documento me interessaria?”, foram colocadas frequentemente por quem trabalha em participação juvenil ao nível local. O objetivo deste manual é ajudar a encontrar as respostas certas para diferentes contextos europeus.
O objectivo deste Guia é descrever os alimentos incluídos na Nova Roda, cujo tema é “Coma bem, viva melhor” permitindo uma melhor compreensão desta e o aprofundamento de algumas noções básicas.
O Município de Almada contribui para esse Presente, trabalhando para “a construção de um Plano Municipal para a Igualdade de Género que se mostre capaz de contribuir de forma efetiva para a construção de um concelho onde a igualdade na diversidade seja cada vez mais uma realidade.”
O Projeto Fronteiras é promovido pela CooLabora em parceria com a Universidade da Beira Interior, a Junta de Freguesia de Tortosendo e a colaboração da comunidade de etnia cigana desta mesma localidade. Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de estratégias capazes de incentivar e cimentar o diálogo intercultural e a não discriminação das comunidades ciganas, através da organização de iniciativas que procuram o seu envolvimento direto.
A exposição Metade do Mundo é um manifesto pela defesa dos direitos das mulheres e da igualdade, tanto na esfera privada como na esfera pública. Esta exposição junta aos testemunhos pessoais de 11 mulheres dados objectivos sobre esta realidade.
Este catálogo deve-se à generosidade dos autores e autoras que nos vêm inquietar trazendo-nos a voz muda e o corpo mutilado de mulheres cujas vidas permacem reprimidas, silenciadas e menorizadas numa teia de fios que relações de poder assimétricas aprisionam a uma condição de infra-humanidade.
Com «Os Olhos do Medo» Fernando Paulouro Neves contribui para iluminar a penumbra que envolve as questões de género e mais especificamente a violência contra as mulheres. Este conto serve de mote a João Lourenço, que aceitou o desafio de construir um imaginário de personagens através da ilustração.
O Kit de actividades lúdico-pedagógicas para a empregabilidade “Saber o Futuro” é uma ferramenta de trabalho para técnicos de intervenção social que tenham como objectivo a orientação vocacional de crianças e jovens de contextos socio-económicos mais vulneráveis.
O objetivo do projeto foi promover o uso da escrita autobiográfica em Centros antiviolência e noutras estruturas que garantem apoio e, simultaneamente, verificar até que ponto esta abordagem é útil e traz benefícios às mulheres que experienciaram a violência, monitorizando os efeitos desta prática em termos de bem-estar psicológico e emocional.
A exposição de ilustrações intitulada Histórias Reinventadas, patente pela primeira vez na galeria de exposições temporárias do Museu de Lanifícios, na Covilhã, entre os dias 8 de Dezembro de 2013 e 9 de Janeiro de 2014, resulta da construção de narrativas ideográficas (storyboards) a partir de contos populares da tradição europeia.
O Guia de Idearias é um instrumento de partilha e de reflexão sobre a experiência do projecto e um documento de balanço que nos ajuda a pensar colectivamente as linhas da IDEARIA que queremos escrever no futuro.
O COOLKIT é um recurso educativo que integra um conjunto de actividades lúdico-pedagógicas (dinâmicas de grupo, jogos cooperativos, actividades de "roleplaying", entre outras técnicas) vocacionadas para abordar as questões de género e trabalhar competências de gestão de conflitos junto de adolescentes e jovens.
Relembrando as seguintes recomendações do Comité dos Ministros aos Estados-membros do Conselho da Europa: Recomendação Rec(2002)5 sobre a protecção das mulheres contra a violência, a Recomendação CM/Rec(2007)17 sobre as normas e mecanismos de igualdade entre géneros, a Recomendação CM/Rec(2010)10 sobre o papel de mulheres e homens na prevenção e resolução de conflitos e na construção da paz e outras recomendações relevantes.
O discurso de ódio deve ser entendido como abrangendo todas as formas de expressão que espalham, incitam, promovem ou justificam o ódio racial, xenofobia, antissemitismo, ou outras formas de ódio baseadas na intolerância, incluindo: a intolerância manifesta por nacionalismo agressivo e etnocentrismo, discriminação e hostilidade contra minorias, migrantes e pessoas de origem imigrante.
O presente Guia pretende ser um instrumento que lhe permita, enquanto utilizador da Internet, conhecer os seus direitos humanos em linha, as possíveis limitações dos mesmos e as vias para obter uma reparação por tais limitações.
We hope that this manual will provide you with ideas, inspiration and practical help to explore human rights with children. Living among other people in their families, communities and society, children become aware from a very early age of questions related to justice and seek for the meaning of the world.
Considerando que a finalidade do Conselho da Europa é realizar uma união mais estreita entre os seus Membros e que um dos meios de alcançar esta finalidade é a protecção e o desenvolvimento dos direitos do homem e das liberdades fundamentais.