Recursos
Destaques
1103 recursos encontrados
Estudo comparado entre as despesas administrativas dos imigrantes e dos portugueses na vida e na sociedade portuguesa.
Nesta publicação reunem-se as comunicações ao Workshop Internacional sobre Desenvolvimento e Padrões de Processos de Migração na Europa Central e Oriental, realizado em Praga, onde se debateram os padrões de migração actuais e os processos sociais relacionados, nos países nos países da Europa Central e Oriental, nomeadamente teorias de migração, tendo em conta as realidades regionais.
Relatório do primeiro módulo de pesquisa da Rede CLIP (Rede Europeia de Cidades para Políticas de Integração Local de Migrantes) que analisa a segregação, o acesso, a qualidade e o custo acessível da habitação para migrantes em 20 cidades.
Estudo sobre a relação entre o sistema de Segurançla Social e a Imigração em Portugal, ajudando a demontar mitos e preconceitos - em termos finaceiros líquidos, as contribuições diferidas dos imigrantes são superiores às dos trabalhadores nacionais.
São migrantes excluídos de tomar alguns trabalhos? Qual é o estado está fazendo para ajudar os migrantes a ajustar-se as exigências do mercado de trabalho? Pode migrantes facilmente perder suas autorizações de trabalho? Que direitos têm os imigrantes como trabalhadores? ...
A naturalização de comportamentos ou a sua presença em discursos que os comentem é um processo muito recorrente entre os grupos humanos e que mereceu diversas reflexões por parte dos cientistas sociais, nomeadamente no que se refere a questões de género, étnia, raça ou diferenciação social. Na antropologia, este processo tem sido articulado com a questão do chamado etnocentrismo.
Tendo por base a cooperação entre o ACIDI, as autarquias e/ou entidades da sociedade civil, os CLAII, para além do atendimento integrado que prestam, têm vindo a desenvolver projectos na área da Promoção da Interculturalidade, fomentando assim uma integração mais plena em direitos e deveres para todas as pessoas.
O Inquérito às Populações Imigrantes surgiu da necessidade de conhecer uma realidade com relativa expressão no concelho, a das populações imigrantes locais. Muitas vezes fugidia às estatísticas oficiais, quer pela sua natureza dinâmica, quer mesmo por um elevado grau de ilegalidade, a realidade destas populações reveste-se de extrema importância na eficácia das políticas locais para a imigração.
Este livro surge como a concretização de um debate informal iniciado no ciberespaço entre investigadores, em especial antropólogos, que se dedicam ao estudo das temáticas do património, museus e da identidade nas sociedades contemporâneas, e que foi aprofundado quando da realização do I Congresso Internacional de Patrimónios e Identidades, realizado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade Técnica de Lisboa, em Novembro de 2004.
Como é que as incubadoras sociais contribuem para a inovação social nas cidades? Qual é o seu papel nas cidades e nos bairros e como respondem às necessidades locais.Como é que as incubadoras sociais contribuem para a inovação social nas cidades?
Durante os últimos cinco anos, uma crise humanitária politicamente orientada e totalmente evitável e previsível tem vindo a desenrolar-se nas ilhas gregas de Lesbos, Samos, Chios, Leros e Kos, com consequências devastadoras para as pessoas presas nesses locais. Depois de terem fugido das suas casas e de terem sobrevivido a viagens assustadoras para a Europa, a contenção indefinida, o limbo e a violência sistemática na Grécia traumatizam ainda mais as pessoas que procuram proteção.
A autora analisa os processos de adaptação dos descendentes de imigrantes cabo-verdianos e hindus-indianos a partir do conjunto de entrevistas realizadas junto de jovens dos dois grupos.
Este trabalho de investigação constitui uma aproximação sociológica no âmbito da saúde internacional e no contexto da sociologia da saúde, em particular da saúde dos imigrantes, relativamente às suas representações e práticas de saúde e de doença.
Esta investigação analisa a Intimidade na Amizade e no Amor em adolescentes de diferentes grupos étnicos a residir em Portugal, tendo sido realizados dois estudos.
No mundo contemporâneo, as migrações internacionais assumem-se como um dos mais complexos e dinâmicos desafios colocados ao poder político. Tradicionalmente, associado a um país de emigração, Portugal a partir das décadas de setenta e de oitenta tornou-se igualmente num país de imigração.
Uma das principais dimensões do mundo contemporâneo traduz-se numa maior mobilidade de fluxos migratórios internacionais e na emergência de novos países de destino destes movimentos populacionais. Portugal é hoje um dos países de destino desses movimentos migratórios, que nele procuram melhores condições de vida e a concretização das suas aspirações.
As ligações diversas e multifacetadas entre as migrações internacionais e o desenvolvimento dos países emissores deram origem a todo um subcampo da literatura, na intersecção das areas das migrações e do desenvolvimento, designado por “nexo migrações-desenvolvimento”. Em particular, a questão central da avaliação do impacto geral positivo ou negativo da emigração sobre os processos de desenvolvimento continua a suscitar abundante controvérsia.