Plantas Aromáticas e Medicinais - Utilizações Locais no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI)

Autores/as
Jorge dos Santos R. Fernandes, Susana Costa Marques, Carla Susana Antunes dos SantosSinopse
No ano de 1999 surge no ICN o "Projecto Plantas Aromáticas e Medicinais da Rede Nacional de Áreas Protegidas" que tem como objectivo geral a conservação das PAM numa perspectiva de desenvolvimento sustentado
Editora
1º Congresso de Estudos Ruraism - Ambiente e Usos do TerritórioSobre
Este projecto divide-se em quatro fases:
1- Inventariação das PAM na rede nacional de áreas protegidas;
2- Desenvolvimento de medidas de educação ambiental e sensibilização pública;
3- Medidas de gestão e promoção da utilização sustentada das PAM;
4- Divulgação da informação recolhida (ICN, 1999).
No âmbito deste projecto, iniciou-seno PNDI o trabalho de inventariação e recolha de nomes e usos locais sobre as plantas aromáticas e medicinais existentes nesta área protegida. O objectivo principal é conhecer as PAM existentes e também os usos e costumes que a elas estão associados por parte da população local, por forma a que a sabedoria popular sobre estas espécies vegetais seja preservada.
Subsequentemente ao processo de inventariação avançar-se-á com medidas de educação ambiental e sensibilização pública para este tema, através de exposições, publicações e percursos temáticos. Numa fase posterior, e se a informação recolhida o justificar, pretende-se implementar medidas de gestão e promoção da utilização sustentada das PAM, através da avaliação do volume de colheitas, estímulo ao cultivo, proporcionar acompanhamento técnico a produtores e proceder à certificação e ao apoio à comercialização.