Receitas para uma ceia de Natal mais ética, justa e sustentável | Projeto Our Food Our Future | IMVF

Receitas para uma ceia de Natal mais ética, justa e sustentável | Projeto Our Food Our Future | IMVF

Autores/as

Autoria: Francisca Gusmão
Ilustração e paginação: Ana Filipa Olímpio_Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local

Sinopse

A promoção de um sistema alimentar ético e justo é essencial para garantir a justiça social e climática. A maioria dos alimentos que compramos nos supermercados e lojas de descontos esconde violações dos direitos humanos, degradação ambiental e várias formas de injustiça. Estes alimentos chegam-nos através de cadeias de abastecimento que exploram pequenos agricultores e trabalhadores, sobretudo mulheres, ao mesmo tempo que agravam a crise climática. Muitos dos trabalhadores das cadeias globais de abastecimento alimentar são migrantes que ganham a vida em condições precárias, de exploração e perigosas. Temos motivos para dizer que são condições de escravatura. Situações que ocorrem também em Portugal.

Editora

Instituto Marquês de Valle Flor

Sobre

Somente um sistema alimentar baseado no respeito pelos direitos humanos e pelo ambiente, em toda a cadeia de abastecimento, assegura uma mudança transformadora. Mas, para isso, precisamos que mais vozes se juntem a nós e promovam atividades diferenciadas que consciencializem e mobilizem os cidadãos para que exijam junto dos decisores políticos esta mudança.

É neste contexto que desafiámos a Francisca Gusmão, Kind Dish a desenvolver um menu de Natal em que os ingredientes respeitassem o espírito do projeto Our Food Our Future.

Todas as receitas apresentadas pela Francisca neste menu, são de base vegetal.

2022

Suporte/Formato

Publicação

Um recurso da entidade

IMVF - IMVF - Instituto Marquês de Valle Flôr
Lisboa

Classificado em

Direitos HumanosAmbiente e Ecologia