Social Europe guide - Volume 1 - Employment Policy

Social Europe guide - Volume 1 - Employment Policy

Autores/as

Comissão Europeia

Sinopse

" Na sequência da maior crise económica da história da UE, os cidadãos europeus esperam que os líderes nacionais, e a UE como um todo, façam tudo o que for possível para aumentar o emprego e colocar a Europa de volta no caminho da prosperidade amplamente partilhada.

Editora

Comissão Europeia/Directorate-General for Employment, Social Affairs and Inclusion

Sobre

A recuperação económica em toda a UE é desigual, com alguns países a registar um forte crescimento enquanto outros ainda estão a atravessar uma recessão, juntamente com a necessidade de consolidar os orçamentos públicos. Um desafio fundamental para a Europa neste contexto é garantir que a recuperação econômica seja rica em empregos, ou seja, um aumento na produção econômica deve ser acompanhado por um aumento no emprego. Outro desafio fundamental é garantir que o nosso modelo socioeconómico continue a ser inclusivo, o que significa que as pessoas de qualquer idade, de qualquer grupo social, em qualquer parte da UE podem contribuir e beneficiar da recuperação.

A UE está a enfrentar estes desafios de frente. A estratégia Europa 2020, que fornece uma base para todas as políticas da UE e nacionais, estabelece um modelo socioeconômico baseado no crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, com um compromisso concreto de alcançar até 2020 uma taxa de emprego de 75%, um ensino superior taxa de conclusão de 40%, reduzir o abandono escolar para menos de 10% e tirar pelo menos 20 milhões de pessoas do risco de pobreza e exclusão social. Isso apresenta uma forte estrutura de política para construir uma força de trabalho inclusiva e uma sociedade inclusiva.

O que está a UE a fazer para concretizar estes objectivos e para os atingir na prática? Esta é precisamente a questão abordada pela série semestral de ‘guias da Europa Social’, cujo primeiro volume está a ler. A série explicará várias vertentes da política e ação da UE nos domínios do emprego, da política social e da inclusão e como essa ação responde aos desafios específicos enfrentados pelos europeus.

O primeiro volume concentra-se na política de emprego. O Capítulo 1 explica resumidamente a curta história da evolução da política de emprego da UE e do papel que desempenha atualmente no processo de integração europeia e governação económica. O Capítulo 2 aborda o problema do desemprego e expande o que a UE está a fazer para melhorar o funcionamento dos mercados de trabalho. O Capítulo 3 explica a ação da UE para desenvolver competências, melhorar a participação no mercado de trabalho e apoiar a criação de empregos. O Capítulo 4 resume as principais orientações da política de emprego da UE nos próximos anos.

O guia também apresenta as opiniões da Hungria como país que ocupou a Presidência do Conselho no primeiro semestre de 2011, e da MPE Pervenche Berès, Presidente da Comissão de Empregadores e Assuntos Sociais do Parlamento Europeu. Espero que considere este guia útil como introdução e como uma visão geral prática da política de emprego da UE."

2011

N.º de páginas

84

Suporte/Formato

Publicação

Um recurso da entidade

CE - CE - Comissão Europeia
Bruxelles

Classificado em

Laboral/SindicalEconomia e Gestão

Ficheiros: